Eu sou o Marcos, o Blogueiro ao seu dispor, e, para começar a blogar por aqui, vou fazer este post para esclarecer o que é uma aranha.
Aranhas são animais da classe dos aracnídeos (Arachnida) da ordem Aranae... peraí Blogueiro, você não está repetindo informação? Não não não, quando se fala em aracnídeos nem todos são aranhas, podendo ser da ordem dos escorpiões, ácaros, etc.
Por sua vez, as aranhas são então da ordem Aranae que é dividida em duas subordens, Mesophelae e Opisthothelae, a primeira é a subordem das aranhas mais primitivas dentre todas as aranhas, composta de 3 famílias sendo que só uma permanece viva a Liphistiidae que vive no Japão e na China e compreende 85 espécies agrupadas em 5 gêneros, as outras duas famílias são registradas como fosseis por todo o mundo; a subordem Opisthithelae é dividida em duas infraordens, a Mygalomorphae que é o grupo das tarântulas e Araneomorphae que é o grupo das demais aranhas. A principal diferença entre as duas infra-ordens está no posicionamento das quelíceras, a Mygalomorphae tendo quelíceras apontando para baixo característica que dá um segundo nome ao grupo: Orthognatha (do grego orthos: reto, exato e do latim gnatha: boca, maxila), e permite apenas o movimento de cima para baixo destes apêndices, além do grupo ter suas glândulas de veneno inseridas na coxa das quelíceras, o que dá às suas quelíceras um aspecto maior, enquanto as aranhas do grupo Araneomorphae possuem quelíceras que apontam uma em direção à outra disposição esta que originou um outro nome: Labdognatha (do grego labid: pinça, fórceps), esta disposição das quelíceras lhes dá maior eficiência na captura de presas, suas quelíceras têm aparência mais afilada, pois suas glândulas de veneno estão inseridas no interior do opistossoma, logo fica muito fácil separar os dois grupos!
Quanto à sua anatomia são animais com 4 pares de pernas e um par de pedipalpos, que parecem duas pernas a mais, mas não têm a mesma função das pernas, em geral sua função é de tato, segurar o alimento, participam ativamente na dilaceração do alimento, e nos machos serve também para transferência do esperma para a fêmea, tendo então estes apêndices modificados para esta função, recebendo uma estrutura adicional na extremidade chamado bulbo copulatório, que na prática da identificação do sexo do indivíduo é uma das caracteristicas observadas para inferir que o indivíduo é macho.
Seu corpo é composto basicamente do prossoma e metassoma, comumente chamados de cefalotórax e abdome, suas pernas, pedipalpos e quelíceras estão inseridos no Prossoma enquanto as fiandeiras estão na extremidade do metassoma. Todas as aranhas possuem veneno, algumas possuem um veneno que é ativo em seres humanos, outras possuem seu veneno apenas ativo em suas principais presas, no geral, poucas espécies possuem um veneno ativo em humanos. Inoculam este veneno pelas quelíceras, sendo que, se chegarem a picar um ser humano, a maioria não causaria graves intoxicações a não ser que a pessoa seja alérgica à picada de aranhas, que é um caso mais especifico, sendo necessário atendimento médico, ou o acidente tenha ocorrido com uma espécie com potencial tóxico em humanos.
Algumas aranhas, para se defender de animais grandes, nos quais seu veneno é ineficiente, liberam pelos urticantes, é o caso da família Theraphosidae que, algumas espécies mais que as outras, liberam pelos do seu corpo, que em contato com a pele dos outros animais, causa coceiras e irritações. Com o crescimento do hobby Aracnofilia no mundo, casos clínicos de ferimentos graves nos olhos devido a pelos urticantes que vão parar por lá, muitas pessoas não respeitam os limites do animal, e tentam manuseá-lo com muita frequência, o que resulta no estresse do animal e liberação de pelos, já que esses animais raramente picam pois é um grande gasto de energia a produção de veneno, logo, respeitar os limites de qualquer animal é sempre bom.
São numerosas as famílias e as espécies mais ainda, mas vou colocar fotos de algumas que gosto aqui:
Grammostola pulchra conhecida como Tarântula Brazilian Black. |
Nephila maculata. |
Lycosa coelestis conhecida como aranha de jardim. |
Phoneutria nigriventer conhecida como Aranha Armadeira. |
Eu coloquei a foto de uma tarântula (família Theraphosidae), que provavelmente será o principal assunto deste blog, salvo algumas curiosidades sobre alguma outra aranha, essas aranhas em geral não possuem veneno ativo em humanos, mas possuem quelíceras muito grandes, se chegarem a picar, o que é bem improvável, a pessoa sentirá muita dor, mas seria como que enfiar dois gravetos na mão, a dor não seria causada pelo veneno desses animais, veneno este que provavelmente vai causar uma leve irritação, sempre excetuando casos de alergia.
Uma aranha de jardim brasileira, pertencente à família Lycosidae a mesma família de outra aranha, a Lycosa tarantula (não coloquei foto), que foi a primeira família de aranhas a receber o nome de tarântula, hoje esse título é da familia Theraphosidae.
Coloquei a foto de uma Armadeira, em posição de ataque, exibindo suas quelíceras e a região ventral de seu abdome negra, que é a característica que originou seu nome Phoneutria nigriventer.
E coloquei uma foto de uma Nephila maculata porque acho linda e ser a aranha que constrói uma das maiores teias do mundo.
Então, existem diversas aranhas por aí na natureza e no hobby, em outros posts vou ir falando um pouco mais sobre elas, vou dar ênfase sempre às tarântulas da família Theraphosidae, mas falarei de várias outras aranhas e assuntos quando for oportuno.
Se gostou, clica em gostei, compartilhe com seus amigos nas redes sociais
Me siga no twitter: @aracnobrasil
Me adicione no Facebook
Abraços do Blogueiro, obrigado por ler meu post!
Nenhum comentário:
Postar um comentário